Incentivo
Parceria com empresas privadas incentiva produção na UFPel
Bolsas da CNPq estimulam transferências de tecnologia que devem gerar novas patentes à instituição
Gabriel Huth -
A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) conseguiu, junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a aprovação para receber R$ 996 mil em bolsas que, aplicadas junto a verbas vindas de entidades privadas parceiras, fortalecerão quatro programas de pós-graduação da instituição. A iniciativa ocorrerá em conjunto com sete empresas - algumas delas de Pelotas - que poderão usufruir dos produtos desenvolvidos pelos projetos.
A ação faz parte do processo de aproximação da universidade com a prática, visando gerar frutos à comunidade. O Programa de Doutorado Acadêmico para Inovação servirá para fazer transferências de tecnologia gerando royalties. Oito propostas foram enviadas e todas aceitas. A empresa parceira irá entrar com mais recursos financeiros, além do destinado pelo CNPq, gerando um ganho ainda maior. A cooperação deve durar quatro anos e pode gerar novos produtos a serem usados imediatamente pelas empresas. Recentemente, um royalty da UFPel gerou R$ 1 milhão para a instituição, devido a sua transferência. Além disso, haverá o pagamento anual pelo uso dele. A expectativa é de que este programa renda, pelo menos, de 15 a 20 novas patentes, segundo o coordenador de Inovação Tecnológica da UFPel, Vinicius Farias Campos.
O valor recebido por patentes é totalmente reinvestido em tecnologia e pesquisa, dividindo em três partes iguais para a equipe que desenvolveu, para a unidade na qual está alocada e para a coordenação de Inovação Tecnológica. Além disso, uma porcentagem estipulada em cada contrato ficará com a parceira. A ideia é alterar o processo de transferência de tecnologia da UFPel, com uma nova política de desenvolvimento. Todas as empresas já possuem algum histórico de relação com instituições de pesquisas. Boa parte delas, já era ligada à própria Federal através de outras parcerias.
Os programas começarão a ser implementados em março do próximo ano, passando por avaliações anuais. Alguns projetos já possuem certo desenvolvimento, e todos já devem apresentar resultado no final de 2019. E a produção não para por aí. "Com certeza, vão surgir mais coisas", garante o coordenador. O impacto na comunidade acadêmica também vai ser grande. Pelo menos cem pessoas estarão envolvidas nos projetos. Dentre os programas aceitos, um é do Programa de Pós-Graduação (PPG) da Computação, dois são da Veterinária, outros dois da Ciência e Tecnologia em alimentos e três da Odontologia.
Conheça um pouco mais cada projeto, segundo sua proposta de apresentação junto ao CNPq
> Pecuária Leiteira Digital - Circuito Fechado de Informação e Metabolismo
PPG - Veterinária
Coordenação - Professor Márcio Nunes Corrêa
Empresa parceira - Granja 4 Irmãos S.A.
Objetivo - Desenvolver um sistema de avaliação integrado de dados, que permita a compreensão dos desempenhos animal e financeiro, considerando informações obtidas a partir dos sistemas de gerenciamento zootécnico, econômico e do metabolismo animal.
> Pesquisa e desenvolvimento de um novo antiparasitário à base de nitazoxanida, para administração oral em cães e gatos
PPG - Veterinária
Coordenação - Professora Márcia de Oliveira Nobre
Empresa parceira - Laboratório Ibasa Ltda
Objetivo - Avaliar o potencial e a compatibilidade farmacológica da molécula nitazoxanida como antiparasitário e parasiticida, para o desenvolvimento de produto farmacêutico para a administração oral em cães e gatos.
> Compósitos antimicrobianos para impressão 3D
PPG - Odontologia
Coordenação - Professor Rafael Guerra Lund
Empresa parceira - Yller Biomateriais
Objetivo - Tem a finalidade de formular, avaliar e comparar marcas comerciais e compósitos experimentais para impressão 3D com composições poliméricas antimicrobianas.
> Desenvolvimento de biocerâmicos para aplicação como material dessensibilizante dentinário em odontologia
PPG - Odontologia
Coordenação - Professor Evandro Piva
Empresa parceira - Angelus Indústria de Produtos Odontológicos S.A.
Objetivo - Tem a finalidade de desenvolver e caracterizar materiais biocerâmicos (derivados de Agregado Trióxido mineral) nanoparticulados para aplicação como material dessensibilizante dentinário em odontologia.
> Investigação de mecanismos celulares e moleculares desencadeados em reparo tecidual após a aplicação de materiais biocerâmicos
PPG - Odontologia
Responsável - Adriana Fernandes da Silva
Empresa parceira - Angelus Indústria de Produtos Odontológicos S.A.
Objetivo - Investigar o efeito biológico sobre a atividade celular e nas vias de sinalização envolvidos na resposta de reparo tecidual quando da aplicação de materiais biocerâmicos.
> Desenvolvimento de tecnologias de robótica móvel para veículos elétricos autônomos e robôs de serviço
PPG - Computação
Responsável - Professor Paulo Roberto Ferreira Júnior
Empresa parceira - Freedom Veículos Elétricos Ltda
Objetivo - Aplicar técnicas de robótica móvel no desenvolvimento de veículos elétricos autônomos que sejam capazes de resolver problemas complexos em situações de uso real.
> Uso de tecnologias de exaustão eólica e iluminação natural para a redução da incidência de pragas e de perdas na armazenagem de grãos
PPG - Ciência e Tecnologia de Alimentos
Responsável - Professor Maurício de Oliveira
Empresa parceira - Provent do Brasil Metalúrgica Ltda - Cycloar
Objetivo - Aplicação de tecnologias de exaustão eólica e iluminação na redução de perdas e da incidência de pragas no armazenamento de grãos.
> Metodologia sensorial inovadora para consumer insight de sabores e texturas de produtos de panificação
PPG - Ciência e Tecnologia de Alimentos
Responsável - Professora Márcia Arocha Gularte
Empresa parceira - Duas Rodas Industrial Ltda
Objetivo - Estudar e comparar as metodologias sensoriais para consumer insight existentes e propor um método inovador que possa quantificar a percepção que o consumidor vivencia através de branding sensorial, e assim aumentar as chances de sucesso no mercado para os produtos da linha de panificação.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário